Alcoolismo

O alcoolismo é o nome popular para o distúrbio do uso de álcool. É uma doença crônica e algumas vezes progressiva que envolve o consumo compulsivo de álcool. A pessoa considerada alcoólatra tem sérios problemas envolvendo uma ou mais áreas da sua vida: familiar, pessoal e profissional.

O Que é Alcoolismo?

O alcoolismo é uma doença cerebral crônica causada pelo consumo excessivo e compulsivo de bebidas alcoólicas. É caracterizada pela perda de controle sobre o consumo da bebida e também pelas experiências de emoções negativas ao não ingerir álcool.

Leia também sobre a clínica para tratamento de depressão.

Tratamento Alcoolismo

A desintoxicação costuma ser o primeiro passo no tratamento do alcoolismo. Em pacientes com níveis considerados altos de dependência fisiológica do álcool, tentar interromper abruptamente o consumo pode ser perigoso, pois podem gerar complicações sérias na saúde e dificultar o tratamento do alcoolismo.

Em casos extremos pode ser necessário um período de desintoxicação médica supervisionada para manter uma pessoa segura e confortável durante a retirada gradual das bebidas.

Se você ou algum conhecido está tentando parar de usar álcool e se livrar deste ou algum outro tipo de dependência química, a ajuda está próxima. Entre em contato com a clínica de reabilitação de dependentes químicos Clinicas Camargo, pelos telefones (18)99676-02-07 ou (11)95824-5050.

Sinais Que Podem Ser Indícios Do Alcoolismo

• Desejos, muitas vezes fortes, de beber
  • Incapacidade de controlar o impulso da vontade de beber
  • Ingerir bebida alcoólica regularmente, e em situações fora do comum
  • Desinteresse ou desequilíbrio em atividades sociais, em função do álcool
  • Necessidade cada vez maiores de bebida alcoólica para conseguir se embriagar
  • Presença de sintomas de abstinência física, como náuseas, tremores ou convulsões após um tempo sem beber

O consumo excessivo de álcool esporadicamente, embora potencialmente problemático, e um dos caminhos que levam ao alcoolismo, não significa que um indivíduo atenda aos critérios de e seja diagnosticado como alcoólatra. No entanto, caso esse hábito tenha um padrão de e se torne cada vez mais frequente, pode colocar uma pessoa em maior risco de desenvolver a dependência.

Causas Do Alcoolismo

Não há uma resposta simples para essa pergunta, como por exemplo qual a causa da dengue? Sabemos que é um vírus que se transmite pelo mosquito, contudo, quando se trata de doenças crônicas, como o alcoolismo, é muito difícil de se definir um único, ou vários, agentes causadores.

Sabe-se, entretanto, que o desenvolvimento do alcoolismo é influenciado fortemente, e na maioria dos casos, por uma mistura de múltiplos fatores, incluindo genética, meio ambiente, e a própria personalidade da pessoa.

Estudos anteriores apontaram uma ligação entre vulnerabilidades genéticas à depressão juntamente com o desenvolvimento do alcoolismo.

A doença pode surgir também de um comportamento facilmente herdável, onde o indivíduo passa a beber em uma idade muito jovem, gerando um risco maior subsequente de abusos com a bebida e a dependência.

A exposição, ainda jovem, ou não, a situações traumáticas, sejam elas profissionais, familiares ou amorosas, colaboram também para o desenvolvimento da doença, visto que o paciente muitas vezes pode procurar conforto na bebida.

Uma criança que cresce em um ambiente familiar conturbado, vivenciando com uma certa frequência adultos consumindo bebidas alcoólicas, ou outras drogas, certamente possui as condições ideais para desenvolver a doença. Contudo, não quer dizer que esta seja uma das causas, pois o resultado pode ser diferente em pessoas diferentes.

Sinais para Ficar Atento

O diagnóstico de transtorno por uso de álcool só pode ser dado por um médico. Entretanto, existem alguns sinais que servem como alerta, e que podem alarmar para um possível desenvolvimento da doença no futuro, caso os padrões comportamentais se mantenham os mesmos. São eles:

• Beber mais álcool do que pretendia
  • Beber cada vez com mais frequência
  • Desistir de coisas que gostava anteriormente para consumir álcool
  • Gastar muito dinheiro adquirindo bebidas alcoólicas
  • Tolerância ao álcool, precisando beber cada vez mais para sentir os efeitos
  • Tentativas malsucedidas de reduzir ou parar de usar álcool
  • Conflitos familiares ou outros interpessoais em função do uso da bebida
  • Usar álcool quando for perigoso, como beber e dirigir, por exemplo

Tipos de Terapia e Tratamentos

• Tratamento residencial - pode ser um programa de curto prazo com duração de algumas semanas ou mais longo, alcançando um ano ou mais.
  • Tratamento ambulatorial – o paciente recebe o tratamento por algumas horas por, 2 a 3 vezes por semana, mas pode continuar morando na sua casa normalmente.
  • Terapia comportamental - incluindo terapia cognitivo-comportamental e aprimoramento motivacional. As duas abordagens focam em ajudar o alcoólatra a pensar de maneira diferente sobre si mesmo e a doença.
  • Terapia familiar - incluindo ajudar a família a definir limites e comportamentos mais adequados, o que pode melhorar a recuperação e o convívio do paciente com a família.
  • Reuniões - reuniões do grupo de apoio mútuo, como Alcoólicos Anônimos (AA), que enfatizam o reconhecimento da doença e o suporte para uma recuperação contínua.