Fale conosco agora mesmo!

(18) 99676-0207

Saúde Mental

Síndrome de Borderline

Borderline é o nome comum para o transtorno de personalidade limítrofe. Esse é um distúrbio mental que afeta a maneira como a pessoa pensa e sente sobre si mesma e sobre os outros. As consequências podem incluir vários problemas em todas as esferas da vida, como autoimagem, dificuldade em gerenciar emoções e comportamentos.

 

Quem sofre com o transtorno de personalidade limítrofe tem um intenso medo de abandono e/ou instabilidade, podendo apresentar dificuldades para tolerar ficar sozinho. Mudanças frequentes no humor também são bastante comuns.

 

A raiva excessiva combinada com a impulsividade pode tornar muito difícil o convívio com uma pessoa que sofre com o borderline. Caso você suspeite ou tenha o transtorno não se preocupe. Essa condição melhora com o tempo e tratamento adequado.

 

 

 

Sintomas do Borderline

 

Os sintomas do transtorno de personalidade borderline geralmente começam no início da idade adulta, com uma rápida evolução no início e podendo melhorar gradualmente com a idade.

 

Uma das maiores características do transtorno de personalidade borderline é afetar o comportamento durante o convívio social, prejudicando a maneira como a pessoas se relaciona consigo mesma e com os outros.

 

Conheça os sinais e sintomas mais comuns, deixando bem claro que apenas um profissional capacitado, uma clínica para o tratamento do borderline, pode, de fato, diagnosticar e ajudar uma pessoa com o transtorno de personalidade borderline.

 

  • Intenso medo de abandono
  • Relacionamentos instáveis ​​e intensos
  • Períodos de paranoia relacionada ao estresse
  • Dificuldade de tomar decisões em relacionamentos
  • Mudanças rápidas na autoidentidade e na autoimagem
  • Mudanças repentinas no modo como enxerga a personalidade de alguém
  • Comportamentos impulsivos, arriscados ou sem lógica aparente
  • Ameaças suicidas, automutilação
  • Mudanças drásticas de humor que duram algumas horas ou dias
  • Sentimentos contínuos de vazio

 

 

 

Acho que Tenho Borderline, Devo Procurar um Médico?

 

É altamente recomendado a procura de ajuda profissional, caso suspeita que possua um ou vários dos sintomas e sinais mencionados anteriormente. Milhares de pessoas todos os anos são diagnosticadas com o transtorno, e outras milhares iniciam um tratamento adequado e seguem suas vidas normalmente.

 

 

 

Borderline Pode Levar ao Suicídio?

 

O suicídio por si só não é uma doença mental isolada. O suicídio, ou o comportamento suicida é uma consequência seria de muitos outros transtornos mentais, em particular a depressão e a bipolaridade, além do borderline.

 

Quem sofre com fantasias ou imagens mentais onde machuca a si mesmo ou tem pensamentos suicidas, procure ajuda imediatamente.

 

Se você notar sinais ou sintomas em um membro da família ou amigo, saiba que uma simples ação, uma simples conversa, podem salvar uma vida. Caso conheça alguém que fale ou demonstre afinidade em cometer suicídio, busque ajudar.

 

 

 

Conheça os Sinais de Alerta para Suicídio

 

Apesar de ser uma situação muito delicada, e apesar dos sintomas serem muito comuns entre os suicidas, isoladamente cada um deles não atestam que um a pessoa irá ou não cometer suicídio.

O que se pode fazer é acompanhar mais de perto alguém que apresente alguns destes sintomas, e, caso também seja você, procurar ajuda especializada.

 

  • Tristeza excessiva ou mau humor duradouro
  • Tranquilidade repentina após euforia
  • Reclusão espontânea, isolamento prolongado
  • Mudanças radicais na personalidade e/ou aparência
  • Comportamento perigoso ou prejudicial, imprudência
  • Episódio de trauma recente ou crises da vida
  • Ameaça que irá cometer suicídio

 

 

 

A Bipolaridade é a Mesma Coisa?

 

Não. O transtorno bipolar pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente é diagnosticado no final da adolescência ou no início dos 20 anos aproximadamente. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e também podem mudar ao longo do tempo.

 

O transtorno bipolar afeta mais profundamente o humor, proporcionando alterações intensas nos níveis de energia. Por exemplo: uma crise depressiva pode ser seguida por uma completa euforia e agitação. Ou vice-versa.

 

Já o borderline afeta diretamente o modo como a pessoa enxerga a si mesma, os outros e como ela se relaciona. Não são alterações de humor, como no transtorno bipolar, são mudanças radicais na percepção de si mesma e nas pessoas com quem se relaciona.

 

 

 

Borderline Tem suas Causas Definidas?

 

Não. Assim como em outros transtornos de saúde mental as causas do borderline não são totalmente compreendidas. Não é possível afirmar o que definitivamente causa o borderline.

 

Fatores sociais: histórico de abuso ou negligência infantil, seja em asa ou fora.

Predisposição Genética. Transtornos mentis podem ser herdados e/ou associados com outros transtornos de saúde mental entre os membros próximos da família, como pais, avós e tios.

Infância estressante. Muitas pessoas com o transtorno relatam ter sido abusadas ou negligenciadas sexual ou fisicamente durante a infância.

 

Conflitos familiares e episódios traumáticos, principalmente na infância, quando a personalidade e o caráter da criança ainda estão se moldando, podem ter forte relação com ela vir a desenvolver o borderline no começo da idade adulta.

 

 

 

Complicações e Consequências Causadas pelo Borderline

 

Assim como qualquer outro problema de saúde que afeta principalmente a mente, o transtorno de personalidade limítrofe pode danificar muitas áreas. Pode afetar negativamente relacionamentos interpessoais, conjugais, empregos, estudos, atividades sociais comuns e, principalmente, a autoimagem.

 

Algumas consequências que podem vir a ocorrer na vida de pessoas diagnosticadas são:

 

  • Mudanças repentinas de trabalho várias vezes
  • Não concluir atividade que se propõe a fazer
  • Relacionamentos cheios de conflitos, estresse, e até divórcio
  • Autolesão e hospitalizações frequentes
  • Envolvimento em relacionamentos abusivos
  • Riscos à saúde em geral
  • Tentativa e/ou suicídio de fato

Mamadeira Avent Petala

www.tuttiamore.com.br

A mamadeira pétala ajuda a tornar a amamentação mais natural para você e seu bebê. A Philips Avent conta com um design inovador de pétala no bico, para que o bebê possa abocanhar como se fosse o seio, facilitando a amamentação pelo seio e pela mamadeira.

Carta de Crédito Bradesco

www.contempladosp.com.br

O Contemplado SP oferece opções de cartas de créditos, consórcios contemplados e cota contemplada das mais diversas administradoras como Bradesco.

Encanador em Sao José do Rio Preto

www.papadesentupidora.com.br

Papa Desentupidora oferece o serviço de encanador na cidade de São José do Rio Preto. Encanador cuida do ajuste, montagem, instalação e reparos de encanamento e tubulações.

Advogado Campo Grande MS

www.brunojussiani.adv.br

Temos advogados para todo caso, advogado trabalhista, criminal, advvogado imobiliário, tributário.

Telefones Clique para chamar

(18) 99676-0207

E-mails

contato@clinicascamargo.com.br

Você pode estar chamando pelo WhatsApp acima ou enviar seu pedido de orçamento pelo formulário abaixo.

Grupo Clínica Camargo de Tratamento de Drogas

Grupo Camargo

Clínica de Reabilitação de Drogas

Há momentos da vida que são cruciais, que nos pedem uma nova direção. Você sabe que precisa mudar, encontrar equilíbrio, sentir-se finalmente em paz. Viver de forma completa e ter um senso de propósito para que tudo faça sentido torna-se essencial.

A Clínicas Camargo é o lugar para pessoas que precisam fazer essa mudança da melhor forma possível. Oferecemos cuidados multiprofissionais, orientação precisa e um caloroso acolhimento, caminhando com você nessa jornada de transformações necessárias.

Rua Ângelo Pavani, 156
Pirapozinho - SP
CEP: 19200-000

Horário de atendimento:
das 8h às 18h, Seg. - Sex.