Esquizofrenia

Esquizofrenia é uma doença mental que afeta o modo como a pessoa pensa, como elas enxerga o mundo, sente as coisas e se comporta sozinha ou em sociedade. Quem sofre com esquizofrenia pode aparentar ter perdido o contato com a realidade, o que causa um impacto significativo para o indivíduo, seus familiares e amigos.

Se não tratada, os sintomas da esquizofrenia podem ser persistentes e se agravarem ao ponto de incapacitar uma pessoa. No entanto, tratamentos eficazes estão disponíveis e são mais acessíveis hoje em dia. Quando realizado de forma coordenada e sustentada, o tratamento pode ajudar as pessoas afetadas a se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Sintomas da Esquizofrenia

Os sintomas da esquizofrenia são tipicamente diagnosticados no final da adolescência até o início dos 30 anos. Tendem a surgir mais cedo nos homens do que nas mulheres. Um diagnóstico de esquizofrenia geralmente é feito após o primeiro surto psicótico, quando a pessoas apresenta os primeiros sintomas da doença.

Os sintomas da esquizofrenia incluem:

• Alterações na visão, audição, olfato, tato e paladar
  • Pensamento e comportamentos fora do comum
  • Perda do senso comum de realidade, distorção ou ilusões
  • Alucinações, como ouvir vozes ou ver coisas que não estão lá
  • Paranoias, medos irracionais de que outras pessoas estão “tentando te pegar”
  • Pensamentos incomuns ou fala desorganizadas
  • Perda de motivação, desinteresse ou falta de prazer nas atividades diárias comuns
  • Retraimento social, dificuldade em mostrar emoções, personalidade fria

Basicamente a doença causa delírios e alucinações, causando diversos impactos negativos na vida profissional e pessoa, como por exempli apatia, abstinência, escassez de pensamento e restrição de afeto.

Além dos já citados, ainda temos os sintomas de desorganização como pensamentos e ações desorganizados e comprometimento cognitivo.

Muitas pessoas com a doença possuam uma vida triste, limitada e isolada, além de altas taxas de desemprego, baixa renda e baixa saúde física. O uso indevido de álcool e substâncias ilícitas é comum. Esses fatores todos acumulados contribuem para o surgimento de episódios de depressão em pessoas com esquizofrenia.

Como é uma doença complexa, existem vários diagnósticos que levam a vários tipos de depressão. Por ser tratar de um transtorno mental, a depressão pode assumir várias formas diferentes. Entretanto, existem alguns padrões que foram classificados como os tipos mais comuns de depressão.

A depressão maior, que é a depressão como costumamos nos referir de maneira geral, é o tipo mais comum. Muitas vezes, as pessoas com depressão maior passam por episódios recorrentes ao longo da vida.

Existe também um tipo chamado distimia, que é sinalizada pelo humor muito baixo, e por um longo período de tempo, um ano ou mais. Pode ser descrito como se o paciente estivesse vivendo no piloto automático, apenas reagindo a tudo, com uma sensação de “tanto faz”, para os acontecimentos bons e ruins.

O Que Causa a Esquizofrenia?

Apesar de não existir uma causa específica, sabemos que vários fatores contribuem para o risco de desenvolver a esquizofrenia.

Genética: a esquizofrenia às vezes ocorre um mais de um membro família. No entanto, é importante deixar claro que, porque alguém da família tem esquizofrenia, isso não significa que outros membros da família também vão desenvolver a doença.

Ambiente: Os pesquisadores suspeitam que as interações entre risco genético e aspectos do ambiente de um indivíduo podem contribuir no desenvolvimento da esquizofrenia. Os fatores como viver na pobreza, ambientes estressantes, exposição a vírus ou problemas nutricionais ainda na fase de desenvolvimento, dentre outros.

Esquizofrenia Tratamentos e Medicamentos

Embora as causas da esquizofrenia não serem totalmente compreendidas, os tratamentos atuais se concentram no gerenciamento de sintomas e na resolução de problemas relacionados ao desempenho do paciente com as tarefas do cotidiano.

Os medicamentos podem reduzir a intensidade e a frequência dos sintomas psicóticos. Geralmente são tomados diariamente na forma de comprimido ou líquido. Além da administração de medicamentos existe a terapia comportamental cognitiva. Ela consiste no treinamento de habilidades comportamentais.

Como Ajudar Alguém que Sofre Com a Esquizofrenia?

A recomendação, caso você suspeite ou conheça alguém que sofra com a esquizofrenia, é procurar uma clínica especializada para o tratamento. Contudo, aqui estão algumas atitudes que você pode tomar para ajudar alguém:

• Incentive e de apoio para a pessoa iniciar e continuar no tratamento
  • As distorções de realizada são muito reais para eles, lembre-se disso
  • Seja solidário e gentil, mas nunca tolere comportamentos perigosos ou inapropriados
  • Busque orientações em grupos de apoio especializados na sua região

Alguns comportamentos requerem atendimento imediato, como por exemplo, se a pessoa tenta se ferir ou machucar alguém. Em casos dessa magnitude o tratamento fica um pouco mais complicado, sendo na maioria das vezes internação compulsória.

Clínica para Tratamento de Esquizofrenia

A Clínicas Camargo é o lugar para pessoas que precisam fazer um tratamento para doenças como esquizofrenia da melhor forma possível. Oferecemos cuidados multiprofissionais, orientação precisa e um caloroso acolhimento, caminhando com você nessa jornada de transformações necessárias.