Compulsão Alimentar (bulimia e anorexia)

Os distúrbios alimentares são doenças que afetam o comportamento dos pacientes no que diz respeito aos hábitos ​associados à alimentação, como fome, consumo excessivo, como acompulsão alimentar, ou reduzido como a anorexia.

Alguns Tipos de Distúrbios Alimentares

• Anorexia nervosa
  • Bulimia nervosa
  • Compulsão alimentar
  • Síndrome da alimentação noturna
  • Distúrbio da ruminação

Sem tratamento adequado, esses distúrbios alimentes facilmente podem levar uma pessoa a desenvolver sérios riscos à saúde, tanto físico quanto mentalmente.

Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica

O transtorno da compulsão alimentar periódica é o distúrbio alimentar mais recorrente. Ele fica caracterizado pelos episódios de comportamentos excessivos relacionados à comida. Homens e mulheres são afetados por esta doenças, sendo muito comum observar níveis de obesidade nos indivíduos.

Ao contrário da bulimia, o transtorno da compulsão alimentar periódica não está em associação aos vômitos forçados, jejum ou exercício intenso para a queima das calorias extras.

O transtorno da compulsão alimentar periódica pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente é diagnosticado em pessoas por volta dos 40 anos. Estas condições podem dar inícios a complicações mais severas e que podem levar a morte prematura. causar problemas sérios.

Complicações da Compulsão Alimentar

• Diabetes tipo 2
  • Doença cardíaca
  • Hipertensão

Sinais de Transtorno da Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar periódica não é simplesmente comer sem parar. As pessoas que sofrem descrevem uma perda de controle associada à alimentação. A causa da doença não está associada com a fome, e sim, inicialmente, com o prazer proporcionado pela comida.

Quem sofre com esta compulsão alimentar pode comer muito rapidamente, comer mesmo sem fome e até mesmo quando estão cheios, chegando a sentir fortes dores em decorrência do volume de comida no estômago.

Algumas causas desta doença podem estar associadas com ansiedade, estresse, tédio e principalmente a depressão.

Sentimento de Culpa Após Comer Compulsivamente

Após um episódio de compulsão alimentar é muito comum que a pessoa se sinta muito culpada pelo ato, envergonhada ou ainda deprimida. Isso se dá pela repetitividade do processo, e também, da incapacidade do paciente em controlar o hábito, mesmo sabendo que o mesmo a prejudica.

O sentimento de culpa geralmente leva as pessoas a esconderem o problema, dificultando a detecção ou o diagnóstico adequado. É comum observarmos mudanças periódicas no peso dos pacientes, oscilações de humor e baixa autoestima.

Anorexia: Mais uma Compulsão Alimentar

A anorexia nervosa é uma doença provocada pelo medo anormal de ganhar peso, levando os pacientes a jejuar demais, passar fome e até mesmo forçar o vômito para expelir a comida. A característica mais comum é os pacientes se tornarem absurdamente magros, e mesmo assim não se contentar com seu peso.

É uma doença mais comum em mulheres, mas também ocorre em homens. Mudanças no estilo de vida ou eventos traumáticos podem estar associado ao desenvolvimento da doença. A anorexia apresenta sérios riscos à saúde, e felizmente pode ser tratada com sucesso.

Rápida Perda de Peso

Quem sofre com a anorexia pode acabar adotando diversas estratégias diferentes para perder peso de forma rápida, porém nada saudável. Além de passar fome, eles podem abusar de diuréticos, laxantes ou abusar de suplementos dietéticos.

Apesar do peso abaixo do considerado saudável pelas organizações mundiais de saúde, e também de parecer perigosamente magros, eles continuam se esforçando para perder peso. As pessoas com anorexia são obcecadas com comida, no que diz respeito a nutrientes e tabelas de calorias dos alimentos.

Outros comportamentos podem incluir pesagem de alimentos, contagem de calorias, porções cuidadosas dos alimentos ou consumo de quantidades muito pequenas de alimentos restritos. Outros podem mover a comida no prato sem comer nada, e até mesmo forçarem o vômito para expelir a comida antes que ela faça digestão.

Tratamento para Anorexia

O tratamento para anorexia envolve uma combinação de terapia comportamental e ganho de peso assistido. É importante iniciar o tratamento o mais cedo possível para reduzir o risco de complicações sérias de saúde, principalmente relacionadas com a desnutrição.

A TCC envolve conversa e acompanhamento com um terapeuta que trabalhará com o paciente para criar um plano de tratamento personalizado. Alguns pontos amplamente trabalhados são:

• lidar com os sentimentos destrutivos
  • entendimento da nutrição e aconselhamentos alimentares
  • mudança de hábitos halimentares e perspectiva sobre o seu corpo

Eles pedirão ao paciente que pratique essas técnicas por conta própria, avalie seu progresso e mostre maneiras de lidar com situações e sentimentos difíceis, a fim de manter seus novos hábitos alimentares.