Tratamento Depressão

O que é depressão? Depressão é uma doença que afeta milhões de brasileiros todos os anos. Geralmente é notada em pessoas que aparentar estarem deprimidos e sem ânimo com muita frequência.

A sensação de uma pessoa com depressão é semelhante a de carregar um fardo muito pesado, que a atrasa e dificulta sua vida diariamente. A depressão é um dos transtornos mentais que mais afetem pessoas em todo o mundo, sem escolha de idade ou sexo.

É importante entender profundamente a doença, pois isso pode ajudar bastante na hora do tratamento, inclusive para que não ocorra uma evolução rápida da depressão. É preciso tempo, dedicação e ajuda profissional para entender as causas, e também, para realizar um tratamento eficiente.

Qual a Causa da Depressão?

É errado imaginar que uma doença tão complexa tenha uma única causa. A depressão se comporta de maneira diferente em cada paciente, e sua causa pode estar aciociada a vários fatores diferentes, que também podem variar de pessoa em pessoa. Contudo, os fatores mais conhecidos que estão associados com as causas da depressão são:

• Alterações hormonais
  • Certos medicamentos
  • Estresse pós-traumático
  • Morte de um ente querido
  • Histórico de depressão na família
  • Eventos estressantes e traumáticos
  • Estrutura física ou química do cérebro
  • Abuso, questões financeiras, ansiedade

Leia também sobre o tratamento de dependente químico.

Tipos de Depressão

Como é uma doença complexa, existem vários diagnósticos que levam a vários tipos de depressão. Por ser tratar de um transtorno mental, a depressão pode assumir várias formas diferentes. Entretanto, existem alguns padrões que foram classificados como os tipos mais comuns de depressão.

A depressão maior, que é a depressão como costumamos nos referir de maneira geral, é o tipo mais comum. Muitas vezes, as pessoas com depressão maior passam por episódios recorrentes ao longo da vida.

Existe também um tipo chamado distimia, que é sinalizada pelo humor muito baixo, e por um longo período de tempo, um ano ou mais. Pode ser descrito como se o paciente estivesse vivendo no piloto automático, apenas reagindo a tudo, com uma sensação de “tanto faz”, para os acontecimentos bons e ruins.

Há ainda algumas pessoas mais sensíveis à menor quantidade de luz, principalmente em períodos nublados e invernos. O Transtorno Afetivo Sazonal, assim chamado, é um tipo de depressão causada pela falta de luz solar.

O Transtorno Bipolar também é chamado de Transtorno Maníaco-Depressivo, porque envolve a alternância entre mania e episódios depressivos.

Às vezes os episódios depressivos podem ficar tão graves que o paciente tem alucinações, tornando-se catatônico ou se sentindo preso. Isso é conhecido como depressão psicótica.

No caso das mulheres, a depressão pós-parto ocorre como o nome sugere, após dar à luz. As mães podem se sentir desconectadas do seu filho, ou serem preenchidas por medos, como o de machucar a criança, por exemplo, o que as leva à rejeição do bebê. A depressão grave que aparece durante a segunda metade do ciclo menstrual é chamada de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual.

Sintomas de Depressão

Apesar dos vários tipos de depressão, muitos apresentam sintomas bem semelhantes. Embora não esteja completa, a lista a seguir fornece uma ideia geral dos principais sintomas da depressão:

• Cansaço ou falta de energia
  • Alterações de apetite ou peso
  • Sentimento de tristeza, inutilidade ou vazio
  • Dificuldade para dormir ou levantar da cama
  • Perda de interesse em atividades ou hobbies
  • Pensamentos recorrentes em morte ou suicídio
  • Irritabilidade, frustração ou inquietação recorrentes
  • Sintomas físicos como dores em diversos locais do corpo

Tratamento da Depressão

Algumas medidas bem simples podem auxiliar em tratamentos para a depressão. Algumas delas, como sono e dieta bem regulados são de grande importância no combate ao transtorno, pois ajudam a regular o organismo e manter o mesmo funcionando bem durante toda a rotina diária.

Existem vários métodos que são utilizados para aliviar os sintomas da depressão. Todos poderíamos, por exemplo, nos exercitar com mais frequência. Praticar alguma atividade física permite lidar melhor com o estresse, e as endorfinas liberadas durante o exercício dão um impulso mental.

Atividades mais tranquilas, como a prática do yoga, são uma forma mais acessível de exercício físico, porque não requer equipamento, máquinas, e também porque muitos dos movimentos e poses não exigem muito esforço.

A meditação também é uma maneira altamente eficaz de clarear a cabeça e acalmar o corpo, e também é muito fácil de fazer e buscar por orientações na internet.

Apesar das práticas anteriores serem muito boas para o tratamento da depressão, elas apenas auxiliam no processo. Um tratamento para a depressão eficiente só pode ser prescrito por um psicólogo ou médico especializado.

Existem casos em que a depressão é controlada apenas com mudanças na rotina e acompanhamento profissional. Em outros, se faz necessário o uso de medicamento controlado específico, e isso pode variar muito entre os pacientes. É preciso tomar muito cuidado pois o uso por conta própria pode levar ao tratamento de dependência de medicamentos.

Por isso, caso perceba que está há vários dias, ou semanas, apresentando sintomas da depressão, procuro um médico ou uma clínica especializada no tratamento da depressão.

Mamadeira Avent Petala

www.tuttiamore.com.br

A mamadeira pétala ajuda a tornar a amamentação mais natural para você e seu bebê. A Philips Avent conta com um design inovador de pétala no bico, para que o bebê possa abocanhar como se fosse o seio, facilitando a amamentação pelo seio e pela mamadeira.

Carta de Crédito Bradesco

www.contempladosp.com.br

O Contemplado SP oferece opções de cartas de créditos, consórcios contemplados e cota contemplada das mais diversas administradoras como Bradesco.

Encanador em Sao José do Rio Preto

www.papadesentupidora.com.br

Papa Desentupidora oferece o serviço de encanador na cidade de São José do Rio Preto. Encanador cuida do ajuste, montagem, instalação e reparos de encanamento e tubulações.

Advogado Campo Grande MS

www.brunojussiani.adv.br

Temos advogados para todo caso, advogado trabalhista, criminal, advvogado imobiliário, tributário.