Bipolaridade

Bipolaridade é o nome popular dado ao transtorno bipolar. Pacientes que sofrem desta doença são acometidos por mudanças bruscas e repentinas de humor, tendo a impressão de estarem vivendo em uma montanha-russa emocional constante e com variações extremas.

Não existe um padrão para as mudanças de humor, elas podem ocorrer em intervalos de tempo bem diferentes, variando de indivíduo em indivíduo. Além disso, entre as trocas de humor, a pessoa pode experimentar diversos sintomas emocionais diferentes.

Quem busca um tratamento para a bipolaridade certamente já não aguenta mais a instabilidade emocional, e geralmente suspeita que possui o transtorno. Em um momento esse paciente presencia uma súbita depressão, desânimo e desinteresse por tudo. Logo em seguida pode sentir uma euforia descontrolada, irritabilidade e também hiperatividade.

Sintomas da Bipolaridade

Existem vários tipos de distúrbios bipolares e sintomas relacionados. Eles podem incluir desde ansiedade até depressão. Os sintomas podem causar mudanças imprevisíveis no humor e no comportamento, resultando em angústia recorrente e dificuldade em manter equilíbrio em todas as áreas da vida.

O transtorno bipolar possa ocorrer em qualquer idade, mas geralmente é diagnosticado no final da adolescência ou no início dos 20 anos. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e também podem mudar ao longo do tempo.

Sintomas da bipolaridade:

• Euforia ou nervosismo
  • Hiperatividade ou agitação
  • Sensação exagerada de autoconfiança
  • Diminuição da necessidade do sono
  • Devaneios e distração excessivos
  • Má tomada de decisão
  • Episódio de depressão

Entenda mais sobre o tratamento para o comportamento suicida.

Outras Características da Bipolaridade

Os sinais de distúrbios bipolares podem incluir outras características, como uma espécie de angústia ansiosa, melancolia profunda, psicoses, dentre outros que podem variar dependendo do indivíduo.

Bipolaridade em Crianças e Adolescentes

Identificar os sintomas do transtorno bipolar em crianças e adolescentes pode ser uma tarefa muito difícil. É muito delicado dizer que seu humor está acima ou abaixo do normal. As alterações poder resultar de estresse ou traumas, e ainda serem sinais de outro problema de saúde mental.

Crianças e adolescentes podem ter episódios depressivos e maníacos isoladamente, e o padrão pode variar do encontrado em adultos diagnosticados com o transtorno bipolar. É comum que algumas crianças tenham períodos sem sintomas nenhuma de alterações no humor entre os episódios mais dramáticos.

Preciso Consultar um Médico?

Se você tiver algum sintoma de depressão ou por algum motivo suspeita que esteja, consulte uma clínica especializada para o tratamento da bipolaridade. O transtorno bipolar não se cura sem tratamento e acompanhamento adequado.

Seguir um tratamento proposto por um profissional de saúde mental com experiência em transtorno bipolar pode ajudá-lo a controlar os sintomas e a viver bem novamente.

Causas da Bipolaridade

Não existe uma causa exata que faça uma pessoa desenvolver a bipolaridade. O que se sabe é que vários fatores podem estar envolvidos, como:

• Diferenças biológicas
  • Genética
  • Fatores de risco
  • Parente de primeiro com transtorno bipolar
  • Eventos traumáticos
  • Abuso de drogas

Complicações do Transtorno Bipolar

Sem o tratamento adequado o transtorno bipolar pode resultar em mais problemas sérios que afetam a saúde de uma maneira geral.

Surgimento do uso e abuso de drogas e álcool, tentativas de suicídio, problemas legais, financeiros e emocionais, relacionamentos danificados, desempenho insatisfatório no trabalho ou nos estudos, dentro muitos outros.

Complicações Devido à Outros Problemas de Saúde

Quem sofre com o transtorno bipolar também pode ter outro problema de saúde que precise ser tratado em conjunto. Algumas outras condições podem piorar os sintomas do transtorno bipolar ou tornar o tratamento muito mais difícil. Alguns exemplos:

• Transtornos de ansiedade
  • Distúrbios alimentares
  • Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH)
  • Outros tipos de vícios
  • Problemas de saúde física
  • Mais Informações

É Possível Prevenir o Transtorno?

Não há maneira comprovada de se prevenir do transtorno bipolar. Contudo, o tratamento precoce pode ajudar a impedir que o transtorno bipolar ou outras condições de saúde mental se agravem ainda mais.

Quem foi diagnosticado com o transtorno bipolar, ou suspeita que esteja com alguns dos sintomas, pode adotar algumas estratégias que podem ajudar a impedir que pequenas situações se transformem em episódios complexos e mais intensos.

Tente prestar atenção aos sinais de alerta já mencionados aqui. O tratamento precoce dos sintomas pode impedir que os episódios piorem, assim como em qualquer outra doença, onde o tratamento logo no início aumentam bastante a efetividade do processo.

Caso tenha identificado um certo padrão para seus sintomas, como por exemplo relacionar uma leve angústia logo após de um estado rápido de euforia, ligue para o seu médico.

Além disso, envolva os membros da sua família ou amigos para observar os seus sinais de alerta, além de procurar certo conforto.

Evite o consumo de drogas e álcool. Essas substâncias quando usadas de forma recreativa podem piorar os sintomas e aumentar bastante a probabilidade deles voltarem, e ainda por cima mais intensos.

Evite se medicar por conta própria, ou até mesmo interferir na dosagem de algum medicamento de que já faça uso.