Medicação e Remédios

A toxicodependência, ou a dependência de medicamentos, é a forte compulsão para consumir remédios, mesmo que seja comprovado que ocorram vários efeitos colaterais. Muitas pessoas se tornando dependentes de remédios através da automedicação, um comportamento cada vez mais frequente e muito nocivo.

A dependência de medicamentos foi descrita como um vício, um "distúrbio médico que afeta o cérebro e altera o comportamento". Várias drogas, incluindo álcool, drogas ilícitas, medicamentos prescritos apenas por receita médica, podem estimular o desenvolvimento da dependência química.

Outros comportamentos, como vício em jogos eletrônicos, alcoolismo, sexo, também são rotulados como vício. Porém, aqui vamos tratar apenas do vício em medicamentos.

A Dependência de Medicamentos é uma Doença?

O vício, ou a dependência causada pelo uso do medicamento pode mudar a forma como o cérebro responde à determinadas situações, como por exemplo as que envolvem recompensas, estresse, relaxamento, felicidade e autocontrole.

Essas mudanças são de longo prazo e podem persistir bem após a pessoa ter parado de usar as drogas. Podemos fazer uma comparação entre a dependência de medicamentos com doenças cardíacas, para entendermos melhor o porquê ela é considerada uma doença por muitos.

• Tanto o vício quanto a doença alteram o funcionamento normal de um órgão. O coração é afetado pela doença cardíaca e o cérebro é pela dependência.
  • Ambos podem levar à diminuição da qualidade de vida e ao aumento do risco de morte.
  • Tanto a dependência e muitos tipos de doenças, incluindo a cardíaca são possíveis de evitar, adotando um estilo de vida saudável e equilibrado.
  • Ambos podem ser tratados ​​para evitar mais danos ou complicações.

Dependência de Medicamentos e o Alcoolismo

O alcoolismo é o nome popular para o distúrbio do uso de álcool. É uma doença crônica e algumas vezes progressiva que envolve o consumo compulsivo de álcool. A pessoa considerada alcoólatra tem sérios problemas envolvendo uma ou mais áreas da sua vida: familiar, pessoal e profissional.

É uma doença cerebral crônica causada pelo consumo excessivo e compulsivo de bebidas alcoólicas. É caracterizada pela perda de controle sobre o consumo da bebida e também pelas experiências de emoções negativas ao não ingerir álcool.

Qual a relação entre as duas coisas? Muitas internações são realizadas por uma poderosa, e perigosa, combinação do uso de medicamentos controlados e bebidas alcoólicas.

Assim como qualquer outro vício, o dependente químico precisa de cada vez mais doses para conseguir sentir os efeitos das drogas. Tanto no remédio, quando na bebida, o paciente chega a um ponto em que, as substâncias isoladas, já não conseguem mais produzir aquela sensação desejada.

Sendo assim, muitos caem no temível erro de misturar álcool e medicamento, para assim, potencializar os efeitos no organismo. Portanto, é muito comum que os dois vícios estejam associados.

Dependência de Medicamentos e Depressão

A depressão é uma doença que afeta milhões de brasileiros todos os anos. Geralmente é notada em pessoas que aparentar estarem deprimidos e sem ânimo com muita frequência.

É errado imaginar que uma doença tão complexa tenha uma única causa. A depressão se comporta de maneira diferente em cada paciente, e sua causa pode estar aciociada a vários fatores diferentes, que também podem variar de pessoa em pessoa. Contudo, os fatores mais conhecidos que estão associados com as causas da depressão são:

• Alterações hormonais
  • Certos medicamentos
  • Estresse pós-traumático
  • Morte de um ente querido
  • Histórico de depressão na família
  • Eventos estressantes e traumáticos
  • Estrutura física ou química do cérebro
  • Abuso, questões financeiras, ansiedade

Tanto o uso de certos medicamentos pode facilitar as condições para um paciente desenvolver a depressão, como um efeito colateral do medicamento. Podemos observar também pessoas que sofrem de depressão, e, mesmo depois do médico interromper o uso de determinado medicamento, não conseguem abandonar a droga.

Caso não receba logo um tratamento adequado, esse “apego” ao remédio logo pode se transformar em um vício, trazendo assim mais um problema de saúde para uma pessoa já debilitada.

Tratamento Para o Vício em Medicamentos

Embora não exista uma cura para o vício em medicamentos, ou remédios, a medicina oferece algumas opções de tratamento que são bastante eficientes para controlar a doença.

Abaixo serão apontados alguns tratamentos que ajudar a superar um vício e ao paciente permanecer livre do uso indiscriminado de remédios pelo resto da vida.

Os tratamentos variam muito, depende do medicamento utilizado, o tempo, dosagens, de qualquer outro distúrbio clínico ou de saúde mental que o paciente possa ter. Além disso, o acompanhamento a longo prazo é extremamente importante para evitar a temidas recaídas, anulando todas as conquistas já realizadas.

Clínica de Reabiliração de Dependentes Químicos Camargo

Os programas de tratamento geralmente incluem sessões de terapia individual, em grupo ou em família. Foco na busca da natureza do vício, identificando sua real causa, e assim, traçar estratégias para ajudar o paciente a tornar-se livre de drogas e prevenir recaídas.

As abordagens variam de acordo com as necessidades, como programas ambulatoriais, residenciais e hospitalares.

Mamadeira Avent Petala

www.tuttiamore.com.br

A mamadeira pétala ajuda a tornar a amamentação mais natural para você e seu bebê. A Philips Avent conta com um design inovador de pétala no bico, para que o bebê possa abocanhar como se fosse o seio, facilitando a amamentação pelo seio e pela mamadeira.

Carta de Crédito Bradesco

www.contempladosp.com.br

O Contemplado SP oferece opções de cartas de créditos, consórcios contemplados e cota contemplada das mais diversas administradoras como Bradesco.

Encanador em Sao José do Rio Preto

www.papadesentupidora.com.br

Papa Desentupidora oferece o serviço de encanador na cidade de São José do Rio Preto. Encanador cuida do ajuste, montagem, instalação e reparos de encanamento e tubulações.

Advogado Campo Grande MS

www.brunojussiani.adv.br

Temos advogados para todo caso, advogado trabalhista, criminal, advvogado imobiliário, tributário.